iniciativas construtivas para formar Governo - Mundo - iG" /

Presidente do Líbano pede iniciativas construtivas para formar Governo

Beirute, 1 set (EFE).- O presidente do Líbano, Michel Suleiman, pediu hoje que os líderes políticos tomem iniciativas construtivas e deixar de lado seus interesses e formar um Governo, assunto bloqueado há mais de dois meses.

EFE |

"Chegou o momento para que cada um deixe de lado uma parte de seus interesses pelo bem do país", disse o presidente durante um "iftar" (refeição com a qual se quebra o jejum do Ramadã).

Neste almoço, que reuniu cerca de 265 personalidades políticas, religiosas e militares, Suleiman ressaltou que o país tem que se preparar para enfrentar desafios.

Além disso, lembrou que o Líbano deve permanecer unido frente às ameaças israelenses, a fim de impedir que os conflitos alheios repercutam no país, e de solucionar os problemas econômicos e sociais.

"Devemos formar um Governo antes da realização da reunião da Assembleia Geral da ONU (que começará no próximo dia 15), sobretudo, porque poderemos fazer parte do Conselho de Segurança (como membro não-permanente) e, assim, evitar qualquer decisão que seja tomada em nosso detrimento", acrescentou.

O presidente do Líbano disse que é necessário proteger a unidade do país e tomar iniciativas em um ambiente tranquilo, para facilitar a formação de um gabinete, o que esbarra em sérias dificuldades desde junho, quando aconteceram eleições parlamentares.

"Peço a todos que deixem o egoísmo e façam sacrifícios pelo bem do país", disse Suleiman, acrescentando que as acusações mútuas prejudicam a todos e aumentam as divisões.

Estas declarações ocorrem apenas um dia depois de o primeiro-ministro designado do Líbano, Saad Hariri, se reunir com o dirigente da oposição Michel Aoun para tentar desbloquear o processo de formação de Governo. EFE ks-mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG