coragem libanesa contra Israel - Mundo - iG" /

Presidente do Irã elogia coragem libanesa contra Israel

Teerã, 24 nov (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, elogiou hoje a coragem do Líbano por seu papel na resistência contra Israel e se mostrou comprazido pelos passos dados nesse país em favor da estabilidade política.

EFE |

"O povo libanês desanimou para sempre o inimigo com sua resistência e acabou desta forma com o mito do caráter invencível dos inimigos", afirmou o presidente iraniano ao inaugurar uma reunião com seu colega libanês, Michel Suleiman.

Suleiman chegou hoje a Teerã para uma visita oficial de dois dias na qual conversará com as autoridades iranianas sobre temas da agenda regional e bilateral.

Em declarações reproduzidas pelas agências iranianas "Mehr" e "Irna", Ahmadinejad disse que o Líbano de hoje "é um símbolo da coragem e a resistência na região".

Ao mesmo tempo, alegou que a invasão por Israel do sul libanês, em julho e agosto de 2006, e a guerra lançada contra a milícia xiita Hisbolá, que o Irã apóia, "tratava de destruir o Líbano, mas serviu para restabelecer a identidade e a unidade libanesa".

Ele ainda louvou os esforços do Líbano em favor da estabilidade política, que permitiram, entre outras coisas, a escolha de Suleiman como presidente de consenso entre as forças políticas libanesas.

A chegada de Suleiman à Presidência, em 26 de maio, fechou uma grave crise política que se prolongou durante ano e meio e que pôs ao Líbano à beira de uma nova guerra civil.

Estes "passos rumo à estabilidade política", acrescentou o presidente iraniano, permitiram ao Líbano encontrar vias para garantir a segurança e a calma "após um longo período de tensões".

Por sua parte, Suleiman qualificou de "boas" as relações entre Beirute e Teerã e disse que tinha chegado à capital iraniana a fim de "fortalecê-las e ampliá-las". EFE msh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG