Presidente do Iêmen fala de tentativas para diálogo interpalestino no Catar

Sana, 13 jul (EFE).- O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, recebeu hoje o chefe do escritório político do grupo islâmico palestino Hamas, Khaled Mashaal, e anunciou que os países árabes tentam realizar um diálogo entre esse movimento e o Fatah no Catar.

EFE |

"Espero que tenhamos êxito e consigamos que seja realizado um diálogo interpalestino em Doha, que já recebeu o diálogo interlibanês", disse Saleh, em entrevista coletiva com Mashaal.

Saleh referia-se às negociações que os grupos da maioria parlamentar e da oposição libanesa mantiveram em maio passado na capital catariana, para solucionar a crise política no Líbano.

O presidente iemenita disse que mantém contatos com os dirigentes da Arábia Saudita, Egito, Síria e Sudão, além dos líderes do Hamas e do Fatah, para iniciar um diálogo entre estes dois movimentos no Catar.

Khaled Meshaal acusou "países estrangeiros", em alusão aos EUA, de obstaculizar a realização de um diálogo direto entre sua organização, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007, e o movimento nacionalista Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

"Apoiamos a reconciliação, mas saibam que existem intervenções estrangeiras, e Amre Moussa (o secretário-geral da Liga Árabe) tinha pedido que os EUA suspendessem seu veto sobre a reconciliação interpalestina", disse Mashaal.

O líder político do Hamas reiterou o apoio do Hamas à iniciativa proposta pelo presidente iemenita para a reconciliação com Fatah.

O plano iemenita contém sete pontos, entre eles a realização de eleições antecipadas, a criação de um novo Executivo transitório de união nacional e a reconstrução do aparelho nacional de segurança palestino.

Fatah e Hamas tinham aceitado a proposta iemenita e, em março, enviaram seus representantes para se reunir em Sana, mas depois apareceram divergências entre as duas partes sobre a interpretação de alguns pontos do plano. EFE ja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG