Presidente do Haiti nomeia novo primeiro-ministro

Por Joseph Guyler Delva PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - O presidente haitiano René Preval nomeou um novo primeiro-ministro no domingo, depois de o Parlamento ter afastado seu antecessor para acalmar os protestos violentos contra a alta dos preços dos alimentos realizados no país empobrecido. A informação foi divulgada por um senador.

Reuters |

Preval escolheu Ericq Pierre, assessor sênior do Banco de Desenvolvimento Interamericano, para tomar o lugar do ex-primeiro-ministro Jacques Edouard Alexis, disse o presidente do Senado do país caribenho, Kelly Bastien.

Alexis foi afastado em 12 de abril pelo voto dos senadores da oposição, que o culparam por não ter incrementado a produção de alimentos e reduzido o custo de vida. Pelo menos seis pessoas morreram em tumultos contra os preços dos alimentos no Haiti, o país mais pobre das Américas.

A indicação de Ericq Pierre ainda terá que ser ratificada pelo Parlamento haitiano.

Agitações públicas vêm abalando vários países em função dos aumentos nos preços dos produtos alimentícios básicos, decorrentes das más condições climáticas, da competição com os biocombustíveis, a especulação nos mercados e a demanda crescente vinda da Ásia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG