Presidente do Fed pede urgência em aprovação de plano

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, pedirá ao Congresso americano nesta terça-feira que aja urgentemente para apoiar o plano de resgate econômico de US$ 700 bilhões proposto pelo governo na semana passada. Em pronunciamento aos congressistas, Bernanke enfatizará que os mercados financeiros globais permanecem sob forte pressão e que o Fed respalda o plano do governo de comprar papéis podres de instituições financeiras em crise.

BBC Brasil |

Segundo o analista de Economia da BBC, Andrew Walker, o presidente do Fed passará a mensagem de que o pacote "ajudará a recuperar confiança e dar sustentação ao crescimento econômico".

Desde que o plano foi anunciado na sexta-feira passada, Ben Bernanke e o chefe do Tesouro americano, Henry Paulson, vêm tentando convencer o Congresso a aprová-lo.

Logo depois do anúncio do pacote, congressistas indicaram sua disposição em agir rápido para dar seu consentimento, mas vêm recuando desde a segunda-feira.

Dúvidas sobre qual deve ser a velocidade e o alcance do plano de resgate de instituições financeiras estão dividindo democratas e republicanos.

Entre as polêmicas a respeito do plano está a limitação de salários de diretores das empresas a serem resgatadas e ajuda aos americanos que podem perder suas casas por causa da crise hipotecária.

As incertezas sobre a aprovação do pacote repercutiram nas bolsas de todo mundo na segunda-feira, levando os principais mercados financeiros a fechar em baixa.

Nesta terça-feira, as bolsas asiáticas fecharam em queda e os principais mercados europeus operam em baixa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG