Presidente do CICV visita Gaza para avaliar condições da população

Genebra, 13 jan (EFE).- O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jakob Kellemberger, chegou hoje à Faixa de Gaza para avaliar a situação da população local diante da ofensiva militar israelense.

EFE |

Dorothea Krimitsas, porta-voz do organismo, disse que Kellemberger, que entrou no território palestino através da passagem fronteiriça de Erez, com Israel, passará o dia de hoje em Gaza.

Entre outras visitas, irá ao hospital Shifa da Cidade de Gaza, onde uma equipe médica do CICV trabalha sem descanso junto com os médicos palestinos há mais de uma semana.

O presidente do CICV continuará amanhã sua viagem pela região com uma visita a Israel, antes de retornar na quinta-feira a Genebra.

Segundo o último comunicado do CICV sobre a situação em Gaza, centenas de famílias palestinas deixaram suas casas nos últimos dois dias em bairros como Jabalya, Beit Lahia e Zeitoun, no norte do território palestino, assim como em outras zonas no sul, devido à grande falta de segurança.

Mais de 28 mil deslocados se encontram em 36 escolas administradas pela UNRWA, a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinos, em busca de abrigo, mas, ao longo desta ofensiva, dois desses centros de ensino foram atacados nos bombardeios israelenses.

Nas áreas mais atingidas pelos combates, as pessoas tentam aproveitar as três horas de trégua dadas por Israel para fazer compras, mas "às vezes há confrontos durante essas pausas", disse Antoine Grad, diretor do CICV em Gaza.

Os hospitais continuam lotados e, segundo Palina Asgeirsdottir, uma delegada do CICV que trabalha no hospital Shifa, "muitos dos feridos chegam com várias fraturas, e o número de amputações está crescendo".

Segundo os mais recentes números do Ministério de Saúde palestino, 50% de todos os feridos que chegam aos hospitais são mulheres e crianças.

Mais de 900 palestinos morreram na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva israelense, em 27 de dezembro. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG