Presidente do BC iraquiano é alvo de atentado em Bagdá

Bagdá, 9 jul (EFE).- O presidente do banco central do Iraque, Sinan al-Shabibi, saiu hoje ileso de um atentado em que outras cinco pessoas ficaram feridas no centro de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes policiais.

EFE |

Segundo as fontes, uma bomba explodiu perto do veículo em que Shabibi estava, em um bairro comercial de maioria xiita, no centro da capital. Dois de seus seguranças e três civis ficaram feridos.

Trata-se do primeiro ataque contra o presidente do banco central, que ocupa um posto relacionado apenas a questões econômicas.

Centenas de líderes políticos governamentais e deputados foram assassinados nos últimos seis anos no Iraque desde a derrubada do regime do ditador Saddam Hussein, em abril de 2003.

O ataque contra Shabibi coincide hoje com um novo dia de violência no Iraque, que causou já pelo menos 37 mortes em vários atentados no leste de Bagdá e no norte do país.

Os atentados acontecem poucos dias depois de os soldados dos Estados Unidos completarem sua retirada dos centros urbanos do país, de acordo com os compromissos de segurança assinados por Bagdá e Washington em dezembro passado. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG