Presidente diz que Iraque está em etapa crucial para se reerguer

Bagdá, 27 abr (EFE).- O presidente do Iraque, Jalal Talabani, afirmou hoje que seu país atravessa uma etapa crucial na consolidação das bases para o futuro, durante uma reunião com representantes da província de Al-Anbar, no leste iraquiano.

EFE |

Talabani disse que o Iraque do futuro será um país "democrático, multipartidário, unitário, no qual vai imperar a irmandade, a convivência pacífica e o consenso nacional".

O presidente assegurou que o "Iraque não é governado ou administrado sob o conceito de maioria ou minoria", mas por consenso nacional, em sua opinião "necessário para desenvolver o processo político do país".

O chefe de Estado iraquiano destacou, além disso, a importância dos habitantes e das tribos das províncias de se libertar da "maldade do terrorismo" e disse que a luta dos clãs de Al-Anbar contra as forças terroristas representam um exemplo digno de ser seguido por outras províncias.

Talabani fez essas declarações no momento em que o Exército dos EUA se prepara para iniciar sua saída do Iraque, com a retirada de 12 mil dos 147 mil soldados enviados ao país, em um plano previsto para começar em setembro. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG