outras opções contra o Irã - Mundo - iG" /

Presidente de Israel não descarta outras opções contra o Irã

Por Claudia Parsons NOVA YORK (Reuters) - O presidente de Israel, Shimon Peres, disse na quarta-feira que outras opções continuam disponíveis se o envolvimento diplomático dos EUA com o Irã não conseguir acabar com o programa nuclear do país.

Reuters |

"O envolvimento é uma tentativa de alcançar uma meta. Se essa tentativa der certo, ok, mas não temos de riscar quaisquer outras opções", afirmou Peres em discurso a líderes judaicos e diplomatas em Nova York.

Ele não disse quais seriam essas opções, mas em geral o comentário foi entendido como uma alusão a uma ação militar.

Peres, um político influente, mas que ocupa um cargo apenas protocolar, se reuniu na terça-feira em Washington com o presidente dos EUA, Barack Obama, e manifestou seu apoio a uma solução diplomática para a questão nuclear do Irã.

Israel e o Ocidente suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, acusação que Teerã rejeita. Líderes israelenses dizem que jamais aceitarão um Irã com armas nucleares, e sugerem que recorreriam à ação militar para impedir isso.

Peres disse acreditar que o governo Obama entendeu que um Irã com armas nucleares seria uma ameaça a todo o mundo.

O presidente israelense, agraciado com o Nobel da Paz na década de 1990, foi aos EUA para preparar o terreno para uma visita, ainda em maio, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que dirige o novo governo direitista do país.

Assim como os EUA, Peres é favorável à criação de um Estado para os palestinos, postura com a qual Netanyahu ainda não se comprometeu, dizendo priorizar avanços econômicos e de segurança.

Peres minimizou tais diferenças. "Na minha avaliação, o governo de Benjamin Netanyahu fará a paz", disse ele.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG