Presidente de Israel diz torcer por queda de Ahmadinejad

Jerusalém, 21 jun (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, disse hoje que espera que o Governo iraniano liderado por Mahmoud Ahmadinejad seja derrubado.

EFE |

"Não sabemos o que desaparecerá antes no Irã: o programa de enriquecimento de urânio ou o miserável Governo (de Ahmadinejad).

Esperamos que seja o Governo", disse Peres numa reunião da Agência Judaica em Jerusalém.

"Talvez devêssemos lutar contra o regime em vez de (lutar) contra a bomba", acrescentou o presidente, cujas declarações foram reproduzidas pelo site do jornal "Yedioth Ahronoth".

Segundo o chefe de Estado israelense, os protestos em curso no Irã mostram que "o povo iraniano está tentando reclamar a imagem de sua cultura".

"Deixemos que os jovens falem. Deixemos que as mulheres (...) mostrem sua sede pela igualdade", acrescentou.

O Irã é palco de violentos confrontos desde que, há pouco mais de uma semana, o Ministério do Interior deu a Ahmadinejad a vitória nas eleições presidenciais do último dia 12.

A situação ficou especialmente tensa ontem, quando a Polícia e a milícia islâmica Basij, afins ao Governo, reprimiram com violência uma manifestação que começava a acontecer no centro de Teerã.

Segundo a TV estatal iraniana, pelo menos 13 pessoas morreram nos choques. Mas fontes diplomáticas ouvidas pela Agência Efe elevaram esse número para 19 e disseram que mais de cem pessoas ficaram feridas e centenas de outras foram detidas. EFE aca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG