Presidente de Honduras chega a Manágua para se reunir com Ortega

Manágua, 9 abr (EFE).- O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, chegou a Manágua para se reunir com seu colega da Nicarágua, Daniel Ortega, em uma viagem surpresa anunciada hoje por Tegucigalpa.

EFE |

Lobo foi recebido no aeroporto pelo próprio Ortega, único líder da região que ainda não normalizou suas relações com o Governo hondurenho que assumiu o poder em janeiro.

Nem Lobo nem Ortega, que foi ao aeroporto acompanhado pela primeira-dama, Rosário Murillo, e o chanceler da Nicarágua, Samuel Santos, deram declarações sobre os pontos que devem abordar.

O líder hondurenho chega a Manágua em uma escala técnica de sua viagem a Panamá, onde deve participar da inauguração dos IX Jogos Esportivos Centro-americanos, disse o ministro de Exteriores de Honduras, Mario Canahuati.

Horas antes da viagem de Lobo, o chanceler indicou que os presidentes devem abordar "o problema que há no golfo de Fonseca", no Pacífico, onde nas últimas semanas se produziram incidentes entre a Força Naval da Nicarágua e pescadores hondurenhos.

"É preciso ser positivo, não há dúvida; temos que manter a mente aberta e esperar que este seja um espaço que está sendo dado para começar a fortalecer já e formalizar nossas relações" com a Nicarágua, disse o chanceler hondurenho.

Ortega não reconhece o Governo de Lobo, que assumiu o poder no dia 27 de janeiro, por considerar que ele foi empossado em um momento de ruptura constitucional gerado após o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em junho do ano passado.

Lobo chega ao país depois que o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, realizasse uma visita surpresa a Manágua nesta quinta-feita para conversar com Ortega sobre como recuperar a "harmonia" na América Central. EFE fm/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG