Presidente de El Salvador pede pacto internacional para enfrentar crise

San Salvador, 30 out (EFE).- O presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, convidou hoje os Chefes de Estado e de Governo presentes na 18ª Cúpula Ibero-Americana a buscarem um novo grande pacto internacional para superar a crise econômica global.

EFE |

"Não vamos mais falar da crise, vamos falar de soluções, condensemos todas estas iniciativas em apenas um documento que nos sirva como carta de negociação ante o mundo", declarou Saca em seu discurso de inauguração desta cúpula.

Acrescentou que as propostas de reformas para o Fundo Monetário Internacional (FMI), as propostas para solucionar a crise financeira e a busca de fontes inovadoras para o financiamento do desenvolvimento "são apenas alguns exemplos de iniciativas que deveríamos aglutinar neste grande pacto ibero-americano".

O presidente salvadorenho afirmou que a região ibero-americana deve "cerrar fileiras" para se apresentar "com apenas uma posição frente ao resto da comunidade internacional".

Em referência ao tema central da Cúpula, que é "Juventude e Desenvolvimento", disse que na região ibero-americana há "160 milhões de jovens que demandam sociedades mais fraternas, sociedades mais eqüitativas, mais justas e mais livres".

Declarou que "esta Cúpula se trata de intercambiar idéias e buscar caminhos de ação que permitam que os jovens tornem possível o que ainda parece impossível".

Afirmou que desta Cúpula "mais que declarações cheias de bons desejos, os jovens esperam com espírito ansioso e crítico resultados concretos que demonstrem o caminho para a conquista de suas metas".

Saca declarou que estudos de entidades multilaterais demonstram que "existe uma efetiva redução da pobreza" nas nações ibero-americanas.

No entanto, afirmou que os mesmos estudos indicam que "persistem os problemas para a inserção destes jovens no mercado de trabalho e seu acesso a instâncias decisórias é totalmente limitado". EFE chm/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG