Presidente de Angola pede a Obama que levante embargo a Cuba

Luanda, 6 jan (EFE).- O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pediu a seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, que levante o embargo a Cuba, em um jantar oferecido ontem à noite em Luanda ao governante do país caribenho, Raúl Castro.

EFE |

"Espero sinceramente que o novo presidente dos Estados Unidos, que é muito sensível aos assuntos humanitários, ordene revogar o embargo econômico contra Cuba", disse Dos Santos em discurso divulgado hoje pela agência angolana "Angop".

"Não faz sentido que se mantenha um bloqueio contra Cuba que já tem meio século e que condiciona a vida de milhões de seres humanos e constitui uma violação flagrante dos direitos humanos", acrescentou.

Dos Santos se referiu à aliança histórica entre Cuba e Angola, desde a independência do país africano de Portugal em 1975, e agradeceu o enviou por parte de Havana de contingentes de tropas para apoiar o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), liderado por Agostinho Neto e que ainda governa em Luanda.

Castro disse a Dos Santos que a relação histórica entre Cuba e Angola é indestrutível e garantiu que seu país manterá sua contribuição à reconstrução econômica de Angola, com especialistas de diferentes áreas. EFE ms/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG