Presidente da Xunta de Galícia inicia breve visita ao Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 18 mai (EFE).- O presidente da Xunta de Galícia (Governo da Região Autônoma da Galícia, Espanha), Emilio Pérez Touriño, começou esta noite uma breve viagem ao Rio de Janeiro com um encontro com grupos da emigração galega que não recebiam a visita de um presidente da Xunta desde 1995.

EFE |

Vindo de Buenos Aires, onde esteve por três dias, o chefe do Executivo galego se reuniu com cerca de 650 emigrantes em um ato na Casa da Espanha do Rio de Janeiro, onde a maioria dos membros são emigrantes procedentes da Galícia.

No Rio, onde vivem cerca de 30.000 espanhóis, 80% deles galegos, Pérez Touriño disse estar emocionado de poder saudar os emigrantes, destacando sua capacidade para criar instituições como a Casa da Espanha, especialmente pensadas para a solidariedade.

Ele lembrou que há quase um ano, em uma viagem à Bahia e São Paulo, foi recebido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O chefe do Executivo galego destacou a "magnífica relação" entre o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero e o de Lula, e o compromisso de ambos os governos de cooperar e avançar na luta contra a "desigualdade, criando uma ordem internacional mais justa".

O presidente, que amanhã se reúne com representantes municipais e grupos de empresários galegos para criar laços de cooperação comercial, afirmou que trabalha para melhorar "radicalmente" as políticas sociais, sanitárias e assistenciais. EFE av/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG