Presidente da Nigéria morre e vice é empossado

Morte de Umaru Yar'Adua foi divulgada oficialmente pelo governo nesta quinta-feira

iG São Paulo |

O presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, morreu na noite de quarta-feira na capital Abuja, depois de vários meses de ausência da vida política por problemas de saúde, informaram funcionários da presidência. Sua morte foi divulgada ainda na noite de quarta-feira, mas o anúncio oficial foi feito na manhã desta quinta-feira em cadeia nacional de rádio e TV.

Umaru Yar'Adua tinha 58 anos e havia sido levado à Arábia Saudita em novembro do ano passado para receber tratamento devido a mau funcionamento do coração e dos rins. O presidente não foi mais visto desde então.

Reuters
Umaru Yar'Adua, em foto de arquivo de 2007

O corpo de Yar'Adua deve ser enterrado nesta quinta-feira, em seu Estado-natal, Katsina. Foram declarados sete dias de luto oficial no país.

Umaru Yar'Adua chegou à presidência em 2008, substituindo Olusegun Obasanjo, que o designou seu sucessor à frente do Partido Democrático do Povo (PDP).

Posse do vice

No início de fevereiro, o vice-presidente, Goodluck Jonathan, assumiu o governo em meio a temores crescentes de um vácuo de poder no país.

Com a morte de Yar'Adua, o vice-presidente, Goodluck Jonathan, foi empossado automaticamente como chefe de Estado para completar o mandato até maio de 2011.

Jonathan, 52 anos, jurou servir ao país ante o presidente da Suprema Corte, Aloysius Katsina-Alu, durante uma cerimônia no palácio presidencial de Abuja.

    Leia tudo sobre: Nigéria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG