Presidente da Nicarágua se soma à Cúpula Ibero-Americana

San Salvador, 30 out (EFE) - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, chegou hoje à 18ª Cúpula Ibero-Americana, após o início da primeira sessão plenária dos chefes de Estado e Governo de América Latina, Espanha e Portugal.

EFE |

Ortega foi o último líder que se somou à reunião, após chegar hoje a San Salvador, onde, um dia antes, foi inaugurada a cúpula anual ibero-americana.

O presidente da Nicarágua, que na cúpula anterior, realizada em Santiago do Chile, ganhou protagonismo no último dia com fortes críticas à diplomacia e às empresas espanholas no país, na presença do rei Juan Carlos e do chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, é acompanhado da esposa, Rosario Murillo.

A 18ª Cúpula Ibero-Americana tem como tema central "Juventude e Desenvolvimento", com uma série de medidas de apoio aos milhões de jovens desfavorecidos da América Latina, mas a crise financeira mundial deslocou essa questão do primeiro plano.

Os líderes ibero-americanos debaterão, em um encontro privado hoje à tarde, a crise e uma linha de ação conjunta para enfrentá-la, que contempla a possibilidade de convocar uma cúpula mundial de chefes de Estado, no marco da ONU. EFE mlg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG