Presidente da Indonésia recebe primeiro-ministro timorense em visita oficial

Jacarta, 29 abr (EFE).- O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, ofereceu hoje uma recepção em Jacarta em homenagem ao primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, que está no país em sua primeira visita oficial.

EFE |

A viagem do chefe do Executivo timorense, de cinco dias de duração, busca aproximar posturas com o país vizinho, após a série de desencontros que ocorreram depois do atentado frustrado contra Gusmão e o presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, em fevereiro.

Após a recepção oficial no palácio presidencial de Merdeka, os dois dirigentes se reuniram em particular para abordar questões bilaterais, disseram fontes oficiais, sem dar mais detalhes.

Na agenda da visita, está o distanciamento entre os dois países por causa das acusações feitas por Ramos Horta de que certos "elementos da Indonésia" estiveram envolvidos em sua tentativa de assassinato.

O presidente timorense se retratou de suas palavras na semana passada, depois que o Governo da Indonésia solicitou esclarecimento.

Esta visita oficial também tem certo caráter econômico, pois os dois Governos aproveitaram o encontro para assinar dois memorandos de entendimento no âmbito do comércio, e um sobre pequenas e médias empresas.

Gusmão deve se reunir nos próximos dias com membros da comunidade empresarial indonésia, assim como ditar uma conferência no Conselho Indonésio de Assuntos Globais.

O primeiro-ministro timorense chegou nesta segunda-feira a Jacarta e deve permanecer na Indonésia até a próxima sexta-feira.

EFE jpm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG