Presidente da Hyundai prolonga visita a Pyongyang pela 3ª vez

Seul, 14 ago (EFE).- A presidente da montadora sul-coreana Hyundai, Hyun Jung-eun, prolongou hoje pela terceira vez sua visita a Pyongyang apesar de ter conseguido nesta quinta-feira a libertação de um funcionário sul-coreano da empresa detido pelo Governo da Coreia do Norte, informa a agência sul-coreana de notícias Yonhap.

EFE |

Segundo o plano inicial, Hyun retornaria hoje a Seul após sua viagem de cinco dias a Pyongyang para negociar a libertação de seu empregado, que retornou nesta quarta-feira à Coreia do Sul após ser solto.

No entanto, a presidente da Hyundai ainda não foi recebida pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-il. Por isso, ela decidiu estender novamente sua viagem até este sábado, quando se espera que volte para a Coreia do Sul, segundo Kim Ha-young, porta-voz da montadora.

Segundo a agência norte-coreana de notícias "KCNA", Kim esteve fora da cidade nos últimos dias, e por isso ainda não houve o esperado encontro entre ambos.

A presidente da gigante industrial sul-coreana já se reuniu com o líder do regime comunista em 2005 e 2007.

Inicialmente, a visita de Hyun Jung-eun à Coreia do Norte duraria três dias. Agora, ela ficará pelo menos seis dias em Pyongyang.

As autoridades norte-coreanas libertaram nesta quinta-feira o trabalhador da Coreia do Sul detido há quatro meses e meio no complexo industrial de Kaesong (Coreia do Norte).

Yu Seong-jin, de 44 anos, foi entregue no complexo intercoreano de Kaesong aos representantes da Hyundai Asan, filial da companhia sul-coreana Hyundai, pouco antes de retornar para a Coreia do Sul.

O sul-coreano foi detido em 30 de março por criticar o regime da Coreia do Norte e incitar uma norte-coreana a desertar.

A Hyundai é a companhia sul-coreana mais importante do parque industrial conjunto de Kaesong, estabelecido em 2004, onde 100 empresas sul-coreanas empregam quase 40 mil trabalhadores norte-coreanos. EFE co-icr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG