cooperarem com missão humanitária - Mundo - iG" /

Presidente da Eslovênia pede para Farc cooperarem com missão humanitária

Bogotá, 3 abr (EFE) - O presidente da Eslovênia e titular da União Européia (UE), Danilo Türk, pediu hoje às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) cooperarem com a missão humanitária liderada pela França.

EFE |

O objetivo da missão é ajudar a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e os demais reféns da guerrilha e "salvar suas vidas".

Após se reunir com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, Türk disse que o sucesso da operação depende das Farc, a cujos membros pediu "que considerem a razão humanitária, o caráter humanitário desta missão".

O chefe de Estado esloveno destacou que a missão, da qual o país participa junto com França, Espanha e Suíça, tem o apoio dos países da UE, "ajudados pelo Governo colombiano".

O presidente do Conselho da UE também se referiu às informações segundo as quais Betancourt, refém da guerrilha desde 2002, "talvez corra perigo neste momento" e se mostrou disposto a "impulsionar qualquer esforço que seja feito para salvar sua vida".

Em relação à qualificação das Farc como uma organização terrorista tanto no bloco europeu quanto nos Estados Unidos, Türk disse que "alguns grupos se tornam eles mesmos terroristas, usando práticas terroristas", como o seqüestro.

"Se esta prática terminar, teria que ser obviamente o fim do terrorismo, das práticas terroristas, e seria um desenvolvimento bem-vindo", afirmou. EFE ei/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG