Presidente da Comissão Européia viajará à Turquia para apoiar reformas

Bruxelas, 1 abr (EFE).- O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, realizará este mês uma visita oficial à Turquia para apoiar a continuação do processo de reformas de aproximação do país à União Européia (UE), anunciou hoje o porta-voz do Executivo do bloco europeu, Johannes Laitenberger.

EFE |

Barroso e o comissário para a Ampliação, Olli Rehn, visitarão a Turquia entre 10 e 12 de abril, uma viagem que acontece também no meio das disputas internas dentro do país sobre o Governo islâmico e o Estado laico.

Rehn criticou na segunda-feira a decisão do Tribunal Constitucional da Turquia de abrir o processo para a ilegalização do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) devido a sua suposta ação contra o laicismo oficial do Estado.

O comissário reiterou também que essa decisão do Tribunal Constitucional pode ameaçar a futura adesão do país à UE.

Mesmo assim, a viagem de Barroso e Rehn "não tem um vínculo direto" com a situação atual da Turquia, afirmou hoje o porta-voz Laitenberger.

Os dois responsáveis europeus viajarão para Ancara e Istambul e se reunirão com o presidente, Abdullah Gül, e com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, ambos do AKP, mas também com outros representantes políticos e sociais da Turquia. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG