capital do mundo - Mundo - iG" /

Presidente da Comissão Europeia diz que Bruxelas é capital do mundo

Bruxelas, 9 mai (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, disse hoje que Bruxelas, como sede das instituições européias, é a capital do mundo, já que o bloco é uma inspiração para outras partes do planeta, durante o ato de inauguração do Dia da Europa.

EFE |

A União Europeia (UE) "é a resposta aos principais desafios que enfrentamos nestes tempos, como a crise financeira internacional, a mudança climática e a incerteza energética", afirmou Barroso na cerimônia, que teve também a presença do primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy.

Bruxelas "é a capital do mundo, é aqui onde tomamos as iniciativas para o futuro do planeta", disse o presidente da Comissão Europeia.

"Devemos ficar orgulhosos dos grandes progressos da Europa em matéria de liberdade, paz e solidariedade", destacou Barroso, que também ressaltou a extensão destas conquistas a 27 países graças à última ampliação da UE.

Segundo o presidente da Comissão, o "modelo social de mercado" da União Europeia é "uma inspiração para outras partes do mundo".

No entanto, Barroso admitiu que "há coisas que não são perfeitas e que é preciso melhorar".

O chefe do Executivo da UE também pediu a participação dos cidadãos nas próximas eleições de junho, "para mostrar que todos os europeus estão juntos".

As instituições da UE comemoram hoje seu 59º aniversário, já que, em 9 de maio de 1950, o então ministro de Assuntos Exteriores francês, Robert Schuman, apresentou uma declaração histórica que levaria ao Tratado da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (Ceca), embrião da União Europeia. EFE ahg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG