Presidente da Comissão Européia destaca sucesso da cúpula do G8

Toyako (Japão), 8 jul (EFE).- O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, descreveu a reunião do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) em Hokkaido como um sucesso, porque representa um passo adiante na luta contra a mudança climática.

EFE |

Segundo Barroso, o G8 está "encaminhado" para alcançar um acordo sobre mudança climática até a conferência sobre este assunto que será realizada em Copenhague no próximo ano.

Em entrevista coletiva realizada após o anúncio do princípio de acordo dos líderes do G8 sobre mudança climática na cúpula de Hokkaido, Barroso disse que, durante a cúpula, foi definido o objetivo de reduzir pela metade as emissões de CO2 até 2050.

O presidente da CE disse também que o G8 definiu que deveria "estabelecer objetivos a médio prazo, como a UE está fazendo para 2020", um aspecto que, segundo Barroso, será discutido em um futuro próximo.

Segundo Barroso, da cúpula de Hokkaido saiu "uma nova visão sobre o desafio do clima, compartilhada pelas maiores economias no marco das Nações Unidas".

O presidente da CE acrescentou que este acordo é um "sinal forte" para os cidadãos de todo o mundo.

Além disso, o presidente da Comissão Européia mostrou sua "preocupação" com a taxa de câmbio entre o euro e o iuane.

Barroso disse que a União Européia quer que Pequim permita a valorização da moeda chinesa, e que amanhã discutirá o assunto com as autoridades do país asiático. EFE fab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG