Presidente da China viajará à A.Saudita e a países africanos

Pequim, 3 fev (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, destinará sua primeira viagem oficial do ano a uma visita à Arábia Saudita, Mali, Senegal, Tanzânia e Ilhas Maurício na próxima semana, anunciou hoje a porta-voz de turno do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Jiang Yu.

EFE |

A visita de Estado a estes cinco países, dos quais a China importa recursos e combustível, acontecerá de 10 a 17 de fevereiro.

A viagem de Hu à Arábia Saudita e a estes quatro países africanos "está destinada a consolidar e reforçar as relações amistosas da China com estes países", disse a porta-voz Jiang em entrevista coletiva.

A Arábia Saudita se manteve em 2008 como o principal fornecedor de petróleo da China, ao vender ao país asiático uma média de 729 mil barris diários, seguida por Angola e Irã.

As importações de petróleo da China no ano passado aumentaram 9,3% anualizado, para 3,58 milhões de barris diários, segundo dados oficiais.

Em novembro, a companhia petrolífera estatal Saudi Aramco anunciou que tinha previsão de ampliar suas exportações para o país asiático, de modo que o trânsito aumentará do volume atual até 1 milhão de barris diários este ano.

Jiang antecipou que, com sua visita, o presidente Hu deve promover a cooperação de seu país com o Conselho de Cooperação do Golfo, integrado por Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar.

Sobre a África, a China se transformou em um de seus principais investidores nos últimos anos em busca de recursos naturais, até o ponto de ser visita obrigatória no começo do ano para os líderes chineses, que foram acusados por líderes e ONGs ocidentais de praticar um "neocolonialismo" no continente africano. EFE mz/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG