Pequim, 21 set (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, deixou hoje Pequim com destino a Pittsburgh (Estados Unidos), onde participará da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países desenvolvidos e as principais nações emergentes), que começa esta semana, informou a imprensa local.

Um dos principais objetivos do presidente da China será solicitar acordos concretos para dotar de mais relevância as economias emergentes no Governo das instituições financeiras internacionais.

Hu se reunirá com o presidente americano, Barack Obama, anfitrião da cúpula do G20, com quem deve discutir temas como o da imposição de tarifas americanas contra os pneus chineses, entre outros.

A reunião do G20 será o terceiro encontro financeiro que os líderes mundiais manterão desde a explosão da crise, há um ano, com o afundamento do banco americano Lehman Brothers.

Por outro lado, o líder chinês vai participar também esta semana da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, dedicada à mudança climática, e pronunciará um discurso no Conselho de Segurança da ONU, no qual se tratará sobre desarmamento nuclear e não-proliferação de armas atômicas. EFE mmp/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.