Presidente da China vai visitar Brasil e EUA em abril

Pequim, 1 abr (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, vai viajar aos Estados Unidos nos próximos dias 12 e 13 para assistir a uma cúpula nuclear multilateral organizada por Washington antes de chegar ao Brasil para uma reunião dos Bric (grupo formado, além dos dois países, por Índia e Rússia).

EFE |

O anúncio foi realizado nesta quinta em entrevista coletiva pelo porta-voz do Ministério chinês de Assuntos Exteriores, Qin Gang, que informou que o presidente vai liderar a delegação de chinesa na cúpula de segurança nuclear de Washington, para a qual estão convidados mais de 40 países.

"A China dá grande importância ao assunto da segurança nuclear e se opõe a sua proliferação e ao terrorismo", acrescentou o porta-voz.

Será o primeiro encontro de Hu com seu colega americano, Barack Obama, desde o início da crise diplomática entre Pequim e Washington por conta de assuntos como o Google, a valorização do iuane, a venda de armas dos EUA a Taiwan e a reunião de Obama com o Dalai Lama.

Depois de visitar os EUA, o presidente chinês embarca para o Brasil, onde participa de uma reunião das economias Bric, no dia 14, em Brasília. Ainda na América Latina, ele visitará Venezuela e Chile. EFE gmp/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG