Presidente da China chega a Roma para visita de Estado e G8

Roma, 5 jul (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, chegou hoje a Roma para realizar uma visita de Estado à Itália que durará até quarta-feira e para participar da cúpula de chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) que começa no dia 8 na cidade italiana de LAquila.

EFE |

Hu aterrissou às 13h10 (8h10 de Brasília) no aeroporto de Fiumicino, em Roma, acompanhado por mais de 300 empresários chineses e onde foi recebido pelo ministro da Justiça italiano, Angelino Alfano, representando o Governo da Itália, informou a imprensa italiana.

Esta tarde, está previsto que o presidente da China realize uma visita turística pela capital italiana e só amanhã começarão os principais encontros da agenda de viagem oficial.

Entre eles, estão uma reunião com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, ambas para amanhã.

O líder chinês deve também participar, na capital italiana, de um congresso sobre as relações econômicas entre Itália e China.

Após terminar a visita de Estado, Hu irá a L'Aquila para participar da cúpula do G8, na qual a China é convidada como membro do G5 (países emergentes), formado também por Brasil, México, África do Sul e Índia.

A crise econômica, a fome no mundo e a mudança climática são alguns dos assuntos que serão abordados nesta cúpula, na qual também se falará da proliferação nuclear, assunto que afeta a Coreia do Norte, país vizinho da China, e da atual crise do Irã, após as eleições presidenciais de 12 de junho. EFE mcs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG