Presidente da CE pede novo compromisso entre EUA e UE no cenário mundial

Bruxelas, 5 nov (EFE).- O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo do bloco europeu), José Manuel Durão Barroso, pediu hoje um compromisso renovado entre os Estados Unidos e a União Européia (UE) para enfrentar os problemas mundiais, dentro de uma óptica multilateral.

EFE |

Barroso, em uma declaração à imprensa, afirmou que a escolha de um afro-americano como presidente dos Estados Unidos "envia uma mensagem muito forte a todo o mundo", e reconheceu que Obama criou "grandes expectativas na Europa".

"Este é o momento de um compromisso renovado entre Europa e EUA", afirmou o presidente da CE, que pediu que Bruxelas e Washington promovam juntos "um novo multilateralismo que possa beneficiar todo o mundo".

Barroso disse que a escolha de Obama representa um "ponto de inflexão" para os EUA e para o mundo, e considerou necessário transformar "a atual crise em uma oportunidade para a governança mundial".

"Precisamos de novo acordo entre EUA e UE", afirmou Barroso, usando o mesmo termo do "new deal" usado pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt nos anos 30.

Barroso disse que UE e EUA devem cooperar, porque "os desafios que enfrentamos não respeitam as fronteiras nacionais", e destacou campos como o comércio, o desenvolvimento, a luta contra a mudança climática e a promoção da paz e os direitos humanos no mundo.

O presidente da CE ressaltou a Obama que a União Européia "é um ator global" que tem uma das duas principais divisas do mundo (o euro), e é "um parceiro crível" em questões de política internacional e segurança.

Barroso ressaltou também que a vitória do candidato democrata abre uma oportunidade para um "compromisso mundial" na reforma das instituições internacionais. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG