Presidente da CE apóia participação da Espanha na cúpula de Washington

Madri/Biarritz (França), 3 nov (EFE).- O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, anunciou hoje, em Madri, seu apoio e o das instituições européias à participação da Espanha na cúpula de Washington que avaliará a reestruturação do sistema financeiro mundial.

EFE |

"Apóio a participação da Espanha na cúpula de Washington", disse Barroso, especificando que "não é somente meu apoio pessoal como presidente da Comissão Européia, é o apoio das instituições européias, da Presidência do Conselho Europeu", expressada pelo presidente em exercício, o francês Nicolas Sarkozy.

Segundo Barroso, "a Espanha pode contribuir muito" na reunião de Washington, porque "tem uma experiência muito interessante em matéria de gestão financeira em tempos recentes", assim como em regulação e supervisão.

Além disso, no primeiro dia do Fórum de Biarritz (França), o secretário de Estado de Assuntos Europeus francês, Jean-Pierre Jouyet, reafirmou hoje à imprensa o apoio de seu país para que Espanha esteja na cúpula de Washington, e indicou que agora é preciso buscar soluções para sua incorporação, já que não pertence ao G20.

"A Espanha tem vocação" para estar na cúpula sobre a reforma do sistema financeiro internacional "enquanto potência financeira e econômica importante", disse Jouyet. EFE fpb-ac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG