Presidente da Assembleia Geral da ONU critica EUA por uso de força

Teerã, 10 mar (EFE).- O presidente da Assembleia Geral da ONU, o nicaraguense Miguel dEscoto Brockmann, voltou hoje a criticar a política dos Estados Unidos de sempre recorrer à força com qualquer desculpa para enfraquecer os princípios fundamentais que devem reger o mundo.

EFE |

Desde a semana passada em visita oficial ao Irã, ontem D'Escoto criticou o unilateralismo de Washington numa audiência com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, segundo a agência semioficial "Isna".

Nesta terça-feira, em reunião com o presidente do Parlamento iraniano, o representante da ONU declarou que a era do capitalismo acabou e que as estruturas políticas e econômicas internacionais precisam de mudanças espirituais para term uma posição privilegiada no sistema mundial.

A ideologia imperialista só busca lucro e foge de responsabilidades, declarou o nicaraguense, segundo quem todos os setores da comunidade internacional devem trabalhar para mudar a estrutura.

Por sua vez, o presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, ressaltou que a ONU deve moderar sua postura, já que nos últimos anos alguns temas internacionais representaram uma séria ameaça à paz global.

No encontro de ontem com Ahmadinejad, D'Escoto ouviu do chefe de Estado iraniano que é necessário introduzir mudanças no mundo.

Segundo o site da Presidência, durante a reunião, Ahmadinejad sugeriu que o mundo deve acabar com o partidarismo e introduzir uma guinada "fundamentada na espiritualidade, na justiça, na moral e no humanismo".

Antes da audiência com o presidente, o representante da ONU participou de um seminário organizado pelo Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, durante o qual criticou o unilateralismo dos EUA.

"O maior problema da ONU é a falta de cooperação por parte dos Estados Unidos com o resto da organização", afirmou D'Escoto, citado pela agência de notícias iraniana "Fars". EFE jm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG