Presidente da Argentina chega ao Egito para tratar de cooperação econômica

Cairo, 19 nov (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Fernández, chegou hoje ao Cairo em uma visita de 24 horas na qual se reunirá com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, para tratar de cooperação econômica e relações bilaterais.

EFE |

Cristina e sua delegação, na qual também viajam o ministro do Planejamento argentino, Julio De Vido, e o chanceler Jorge Taiana, aterrissaram na capital egípcia por volta das 17h30 hora local (13h30 em Brasília).

A presidente argentina foi recebida no aeroporto pelo ministro da Agricultura egípcio, Amin Abaza.

Embora Cristina já tenha chegado ao Egito, suas atividades oficiais começarão amanhã, inclusive o encontro com Mubarak, já que o chefe de Estado egípcio está em visita aos Emirados Árabes Unidos.

Fontes diplomáticas destacaram a presença na delegação presidencial de uma missão de empresários, integrada por representantes de 70 companhias, das quais 50 pertencem a pequenas e médias empresas.

Cristina, que aterrissou no Cairo procedente da Tunísia, deve se reunir amanhã ao meio-dia com Mubarak, e depois participará de um almoço oficial.

À tarde, Cristina se reunirá com o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, e participará à noite de um jantar para fechar o Encontro Empresarial Argentina-Egito.

A rodada de negócios que acontecerá no Egito busca ampliar mercados para produtos argentinos, em setores que incluem o de alimentos, indústria mecânica, gado e gás.

A Argentina é um dos principais produtores de gás da América do Sul, assim como o Egito é em sua região.

Após esse ato, Cristina deixará o Egito para se dirigir à Líbia, a última etapa de sua viagem pelo norte da África. EFE ssa/wr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG