muito em breve - Mundo - iG" /

Presidente da ANP anuncia eleições para muito em breve

Ramala, 16 dez (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou hoje na cidade cisjordaniana de Ramala a realização , muito em breve, de eleições presidenciais e legislativas nos territórios palestinos.

EFE |

"Convocaremos eleições parlamentares e presidenciais em breve, muito em breve, em Gaza e na Cisjordânia", afirmou Abbas.

O presidente da ANP aproveitou a ocasião para ressaltar a necessidade de que antes do pleito se produza a reconciliação da autoridade palestina, que controla a Cisjordânia, e o movimento islâmico Hamas, que comanda Gaza.

"Pedimos ao Egito que acompanhe o processo", precisou Abbas, em alusão aos esforços de mediação das autoridades egípcias para a reconciliação das facções palestinas.

O anúncio coincide com declarações que aparecem hoje no jornal "Al-Hayat", de capital saudita e editado em Londres, nas quais fontes próximas a Abbas apontam que as eleições palestinas aconteceriam em abril próximo.

Segundo a informação da "Al-Hayat", Abbas não se apresentaria às eleições presidenciais para se renovar no cargo, uma hipótese que vem sendo repetida há meses pela imprensa palestina, mas sobre a qual nunca saiu uma confirmação oficial.

O presidente da ANP encerra seu mandato em janeiro e, segundo as versões que antecipam que não tentará renová-lo, teria decidido abandonar a política por razões de idade.

Caso aconteçam em abril, as eleições palestinas aconteceriam dois meses depois das gerais israelenses, previstas para 10 de fevereiro e que podem dar novo viço ao processo de paz. EFE fn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG