Presidente da Alemanha convida Obama a visitar o país

Berlim, 20 jan (EFE).- O presidente alemão, Horst Köhler, parabenizou hoje o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e convidou-o a realizar uma pronta visita à Alemanha.

EFE |

"A Alemanha sente-se especialmente ligada aos EUA. Que nós, os alemães, possamos celebrar este ano nossa liberdade e nossa unidade é algo que devemos particularmente a nossos amigos e parceiros americanos", afirmou Köhler em mensagem dirigida a Obama.

O presidente alemão se referiu, assim, ao 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro, que abriu o processo de reunificação do país, com o respaldo dos EUA e das demais potências aliadas.

Obama tem diante de si "grandes desafios", acrescentou Köhler, que expressou ainda o desejo de "poder cumprimentá-lo pessoalmente" na Alemanha.

Anteriormente, a chanceler Angela Merkel afirmou, em entrevista à televisão, que espera que Obama visite a Alemanha em 3 de abril, por ocasião do aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Merkel disse acreditar que Obama apostará na cooperação internacional e colocará fim às atuações unilaterais do país na hora de resolver conflitos.

As decisões deverão ser tomadas sobre a base de que "um só país não pode resolver os problemas do mundo, mas só conseguiremos isso trabalhando juntos", afirmou hoje Merkel. EFE gc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG