Presidente da África do Sul se casa pela 5ª vez

Johanesburgo, 4 jan (EFE).- O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, se casou hoje com Thobeka Mabhija Madiba, sua quinta mulher, em cerimônia tradicional zulu numa casa de campo em Nkandla, na província de Kwazulu-Natal.

EFE |

O casal já estava unido conforme as leis civis sul-africanas, que admitem a poligamia nas comunidades tribais, e tem três filhos.

Mais de 200 pessoas, incluindo empresários, políticos e outras celebridades sul-africanas assistiram ao casamento de Zuma.

O casamento ocorreu com estritas medidas de segurança e a Polícia impediu os jornalistas de se aproximarem da residência após a Presidência da África do Sul comunicar que a cerimônia era um evento "estritamente familiar" e que "privacidade do Presidente" devia ser respeitada.

Zuma, de 67 anos, se casou em 2007 na mesma casa de campo de Nkandla com Nompumelelo Ntuli, com quem tem dois filhos.

A primeira esposa do presidente sul-africano é Sizakele Khumalo, com quem casou em 1973, mas com quem não tem filhos, e que vive na mesma residência.

A segunda esposa do governante foi a atual ministra do Interior sul-africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, com quem teve quatro filhos e de quem se divorciou em 1998 devido a "diferenças irreconciliáveis".

A já falecida Kate Mantsho foi a terceira mulher de Jacob Zuma, com quem teve cinco filhos. Mantsho se suicidou em 2000 devido, segundo a imprensa, às "tensas relações do casamento".

Outra prometida do primeiro líder sul-africano, Gloria Bongi Ngema, oriunda da cidade de Durban, apresentou na segunda-feira passada "umbondo" (presentes) à família de seu namorado.

"Umbondo" é a última cerimônia tradicional que fazem os casais zulus antes do matrimônio e é realizada após o noivo pagar um dote à família da prometida.

O dote é pago tradicionalmente com cabeças de gado bovino nas áreas rurais da África do Sul, embora nas cidades seja, geralmente, joias, automóveis ou dinheiro.

Não se sabe, no entanto, quando o presidente sul-africano pretende casar com Gloria Ngema, com quem já tem um filho de sete meses.

Zuma é pai de 18 filhos, inclusive um de 30 anos que teve com Minah Shongwe, com quem nunca se casou.

Em 2002, Zuma chegou a pagar um dote pela princesa Sebentile Dlamini, neta do já morto rei Sobhuza III da Suazilândia, mas o casamento não aconteceu. EFE jm/sa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG