Presidente colombiano viaja ao Brasil para discutir ampla agenda econômica

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, viajou neste domingo para São Paulo para uma visita de Estado durante a qual conversará com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise econômica mundial, investimento e comércio bilateral, informou a presidência colombiana.

AFP |

Uribe viaja junto com seu chanceler Jaime Bermúdez, o ministro do Comércio, Luis Guillermo Plata, e uma delegação de empresários colombianos.

Antes da viagem, Uribe explicou que tem uma agenda muito ampla a tratar com Lula.

"O Brasil liderou o processo para a integração, neste governo, da Comunidade Andina com o Mercosul. Há uma agenda bilateral de grande importância que examinaremos. E também faremos isso com investidores, porque o déficit comercial com o Brasil é grande. É muito mais o que o Brasil nos vende, que o que nós vendemos para eles. Então é preciso compensar através de investimentos do Brasil na Colômbia", acrescentou.

Uma fonte diplomática antecipou à AFP que a crise econômica e o investimento brasileiro dominarão a agenda dos dois presidentes, que se reunirão pela nona ocasião.

"Vamos tocar em todos os temas da relação. Temos uma agenda bilateral sobre negócios, acordos culturais, educação, defesa e segurança. Queremos ficar cada vez mais próximos do Brasil", indicou, por sua vez, o chanceler colombiano.

Uribe se reunirá nesta segunda com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com empresários colombianos radicados no Brasil, e à noite irá para Brasília.

O comércio entre os dois países somou 3,124 bilhões de dólares em 2008, dos quais o Brasil vendeu 2,295 bilhões de dólares e a Colômbia exportou principalmente matérias-primas no valor de 829,3 milhões de dólares, segundo cifras oficiais brasileira.

Em 2005, a Embraer assinou com Bogotá um contrato de 234 milhões de dólares pela venda de 25 aviões de combate SuperTucano A-29 para a Força Aérea Colombiana (FAC).

axm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG