Presidente chinês visita imperador do Japão

O presidente chinês, Hu Jintao, visitou nesta quarta-feira o imperador do Japão, no primeiro compromisso do programa oficial de uma visita de cinco dias ao arquipélago.

AFP |

Trata-se da primeira visita desse nível em dez anos e da primeira viagem de Jintao ao exterior desde as manifestações contra o governo chinês, realizadas em março, no Tibete.

Hu Jintao chegou na terça-feira a Tóquio e, nesta quarta pela manhã, visitou o Palácio Imperial, onde foi recebido pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko. Também deve se reunir com o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, no final da manhã.

Hintao e Fukuda se viram na terça à noite, em um jantar informal, no qual o presidente chinês ofereceu emprestar dois pandas ao Japão. Esse foi um gesto simbólico, alguns dias após a morte de Ling Ling, um panda chinês oferecido ao Japão em 1992 para celebrar o 20º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais.

Excepcionalmente longa, a visita de Jintao tem como objeto reforçar os vínculos sino-japoneses, complexos desde a invasão da China pelo Japão nos anos 30.

oh/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG