Presidente chinês prepara nova proposta contra mudança climática

Por Chris Buckley PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Hu Jintao, apresentará novos planos para o combate ao aquecimento global durante uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) a ser realizada neste mês, disse nesta terça-feira o principal negociador do país para mudança climática.

Reuters |

"Ele fará um discurso importante", disse Xie Zhenhua antes da viagem de Hu à ONU e à cúpula do G20 em Pittsburgh com países desenvolvidos e emergentes, na próxima semana.

Hu "anunciará as próximas políticas, medidas e ações que a China tomará", acrescentou Xie, vice-diretor da poderosa Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Xie disse que a China fortalecerá suas políticas e assumirá responsabilidades para manter o nível de desenvolvimento e capacidades práticas, mas se negou a dar mais detalhes.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai organizar uma cúpula especial em 22 de setembro para discutir a mudança climática. O chefe do Programa Ambiental da ONU alertou que, se os líderes mundiais não avançarem nas negociações, há o risco de fracasso na costura de um novo acordo climático em Copenhague, em dezembro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG