Presidente chinês diz que Fidel está recuperado de doença

Havana, 18 nov (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, disse hoje à imprensa chinesa que o líder cubano Fidel Castro está recuperado de sua doença e apresenta muita energia.

EFE |

Hu, que visita Havana, se reuniu hoje Fidel Castro e com o atual governante da ilha, seu irmão mais novo Raúl.

Segundo fontes chinesas, Hu disse que constatou pessoalmente que "Fidel se recuperou de sua doença e apresenta muita energia".

Um comunicado oficial indicou que os dois líderes tiveram "um fraternal encontro" na manhã de hoje, uma prova dos "laços amistosos" entre os dois países, Governos e partidos.

A nota disse também que Fidel, de 82 anos, e Hu, de 65, "coincidiram na análise da complexa situação internacional, na importância que tem essa visita e os acordos que serão assinados entre Cuba e China".

A televisão estatal local mostrou uma foto dos dois dirigentes, na qual o líder cubano aparece de pé, vestindo uma roupa esportiva com as cores da bandeira cubana (branco, azul e vermelho), da mesma forma que nas outras imagens suas dos últimos dois anos.

Fidel não aparece em público desde julho de 2006, quando sofreu uma aguda crise intestinal.

Ele, então, foi obrigado a ceder a Presidência a Raúl, primeiro provisoriamente e, desde fevereiro, de forma definitiva, e só foram divulgadas fotos e vídeos dele ocasionalmente, sobretudo por ocasião de visitas de líderes estrangeiros.

A visita de Hu a Cuba terminará no começo da quarta-feira, quando partirá a Lima para participar, no próximo fim de semana, do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). EFE am/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG