Presidente Bakiev é reeleito no Quirguistão (boca-de-urna)

O presidente do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, foi reeleito com 67% dos votos, segundo uma pesquisa de boca-de-urna realizada após a eleição presidencial desta quinta-feira.

AFP |

Segundo esta pesquisa, Bakiev superou com facilidade o principal candidato da oposição, Almazbek Atambayev, que reuniu 12% dos votos.

Os colégios eleitorais fecharam suas portas às 20H00 locais (11H00 de Brasília). A oposição contestou a votação durante todo o dia, qualificando o processo eleitoral de "ilegítimo".

De acordo com a Comissão Eleitoral Central, o nível de participação foi muito elevado, com mais de 70% dos eleitores inscritos.

A pesquisa de boca-de-urna foi realizada por uma ONG chamada "Por eleições honestas" e considerada como próxima ao poder. Antes mesmo da eleição, a vitória de Bakiev era dada como certa.

Cerca de 1.500 partidários da oposição se reuniram na noite desta quinta-feira depois do fechamento dos centros de votação para assistir a um show, seguido por uma manifestação diante da Comissão Eleitoral Central em Bishkek.

tol/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG