Presidente argentina viaja ao Brasil em visita de Estado

Buenos Aires, 6 set (EFE).- A chefe de Estado da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, viajou hoje ao Brasil, onde deve assistir à inauguração de uma fábrica em Recife, e depois irá a Brasília para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dentro de uma visita de Estado.

EFE |

Cristina partiu por volta das 11h30 (mesma hora de Brasília) do Aeroparque de Buenos Aires a bordo de um avião particular, acompanhada pelo ministro do Planejamento, Julio de Vido; o chanceler, Jorge Taiana; e o porta-voz presidencial, Miguel Núñez.

A presidente deve chegar por volta das 15h ao aeroporto de Recife, para depois ir à inauguração de uma fábrica argentina de moinhos de energia eólica, instalada pela Impsa.

A prolongada estadia da governante argentina no país terá também um forte teor simbólico, dado por sua presença no domingo nas celebrações do Dia da Independência, para as quais foi especialmente convidada por Lula.

Na segunda-feira, Cristina cumprirá todo o rito de uma visita de Estado, que inclui reuniões com representantes do Parlamento e do Supremo Tribunal Federal, mas também terá dois encontros de trabalho com Lula, que fontes oficiais brasileiras previram que serão "muito intensos".

Entre as atividades, está prevista a assinatura de um acordo entre o BNDES e o Banco de La Nación Argentina, dirigido a financiar obras de infra-estrutura e potencializar a troca comercial entre os dois países, que este ano está previsto que chegará a cerca de US$ 30 bilhões.

A chefe de Estado deve retornar a Buenos Aires na segunda-feira à noite. EFE ms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG