uma nova independência ao país - Mundo - iG" /

Presidente argentina pede uma nova independência ao país

Buenos Aires, 9 jul (EFE) - A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, pediu hoje aos argentinos para construir uma nova independência tendo como base o desenvolvimento econômico, em um ato que foi ofuscado por um acidente envolvendo a queda de uma tribuna e que resultou na morte de um homem.

EFE |

Ao liderar a cerimônia pelo 192º aniversário da declaração da independência argentina na província de Tucumán, Cristina lembrou os mártires que lideraram o ato, em 1816, e disse que a conjuntura mundial coloca a Argentina e a América do Sul "em contextos similares nos quais estiveram esses homens".

"Hoje, estamos em outro momento histórico e é preciso construir uma nova independência que reúna os esforços de todas as nações da América do Sul", afirmou.

"Não há possibilidades de ser um país independente se não formos uma nação desenvolvida economicamente e integrada socialmente", disse a chefe de Estado.

Nesse sentido, Cristina voltou a insistir nas grandes possibilidades que a região tem ao contar com as matérias-primas que precisam adquirir as potências mundiais.

Antes de discursar, a presidente fez uma curta homenagem a Juan Valdés, o cidadão de Tucumán que morreu momentos na queda de uma tribuna erguida no Hipódromo da capital da província.

Junto a vários ministros, Cristina chegou a Tucumán, berço da independência argentina, minutos antes do ato e, por isso, não assistiu ao tradicional Te Deum na Catedral de San Miguel. EFE cw/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG