Presidente argentina pede que Mercosul aproveite oportunidade histórica

Tucumán (Argentina), 1 jul (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, pediu hoje que os líderes sul-americanos aproveitem a oportunidade histórica para a região representada pela alta de preços dos alimentos e energia, e impulsionem a integração econômica e de defesa dos recursos naturais.

EFE |

"Temos hoje uma oportunidade como nunca antes tivemos em nossa história", disse a presidente argentina, em seu discurso de inauguração da 35ª Cúpula do Mercosul, na cidade de Tucumán.

"Se para nós a integração antes foi um desafio, agora é uma necessidade de caráter estratégico não só de crescimento, mas de defesa de nossos recursos naturais", acrescentou.

A presidente argentina abordou em seu discurso dois dos temas que mais afetam os países da região: as altas dos alimentos e da energia.

"A situação atual dos preços de alimentos e energia coloca a região diante de uma oportunidade inédita, se soubermos aproveitá-la em termos de solidariedade e integração regional", disse.

Para Cristina, a escalada dos preços do petróleo e dos alimentos mostra que a "economia de cassino começa a se mudar para o mundo dos alimentos".

"Na realidade, todos sabemos que um dos problemas-chave que estamos tendo em matéria de alimentos é esta espécie de especulação que agora se tornou ativos mais seguros do que os de um banco", disse.

"Devemos a nós uma discussão séria" sobre estes temas, disse Cristina, que reivindicou também uma reflexão sobre a postura do bloco na Rodada de Doha, de cujas conclusões dependerá o avanço das estagnadas negociações entre o Mercosul e a União Européia (UE). EFE mar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG