Presidente argentina inaugura a 35ª Cúpula do Mercosul

Tucumán (Argentina), 1 jul (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, inaugurou hoje, em Tucumán, a sessão plenária da 35ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, com a participação de sete líderes sul-americanos.

EFE |

Os presidentes reunidos em Tucumán, cerca de 1.200 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, aprovarão uma declaração final na qual expressam sua vontade de impulsionar o processo de integração comercial e econômica, e um comunicado conjunto de repúdio ao endurecimento da política migratória da União Européia.

Além de Cristina, estão presentes à reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado do Uruguai, Tabaré Vázquez; do Paraguai, Nicanor Duarte, e da Venezuela, Hugo Chávez, cujo país está em processo de adesão ao bloco sul-americano.

Além disso, como representantes de países associados, estão os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Michelle Bachelet.

O plenário da cúpula, que começou com mais de uma hora de atraso, terminará hoje com a transferência da Presidência pro tempore do Mercosul ao Brasil, após seis meses de gestão argentina. EFE mar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG