admirável - Mundo - iG" /

Presidente argentina diz que candidatura de Obama é admirável

Buenos Aires, 2 ago (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, considerou hoje admirável a candidatura do democrata Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, um país com que, segundo ela, a Argentina mantém uma relação normal e séria.

EFE |

"Nunca segui a campanha presidencial dos Estados Unidos com tanto interesse", comentou a chefe de Estado durante a primeira coletiva de imprensa de um presidente da Argentina nos últimos nove anos.

Após admitir que não deveria se pronunciar sobre a campanha presidencial americana, Cristina reconheceu que "é realmente admirável que hoje esteja competindo por um dos dois partidos mais importantes (...) um homem de cor".

"Ele me surpreendeu com sua personalidade, seu discurso, sua forma de enfocar as coisas, de um modo absolutamente diferente" e sua candidatura "revela por parte do povo americano uma vitalidade realmente surpreendente e admirável", disse a presidente argentina.

Cristina destacou ainda que a relação da Argentina com os EUA é "normal e séria", mesmo após o distanciamento entre os dois Governos pelo "Caso da Mala", como é conhecida a investigação sobre uma maleta com quase US$ 800 mil que Guido Antonini Wilson, um empresário venezuelano-americano residente em Miami, tentou entrar na Argentina sem declarar em agosto de 2007.

A hipótese ventilada, negada pelo Governo argentino, sustenta que os US$ 800 mil eram destinados à campanha eleitoral da atual presidente da Argentina. EFE mar/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG