Presidente argelino recebe enviado dos EUA

Argel, 14 abr (EFE).- O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, recebeu hoje, em Argel, o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, que agradeceu o apoio da Argélia aos esforços para conseguir uma paz global nessa região.

EFE |

Mitchell chegou hoje a Argel para uma visita de um dia, na primeira de um alto cargo da nova Administração americana ao país norte-africano.

Em declarações aos jornalistas ao chegar ao aeroporto, o enviado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu país "está comprometido a caminhar para uma paz global através de uma resolução pacífica da questão do Oriente Médio, incluindo uma solução ao conflito israelense-palestino".

"Esta solução consiste em dois Estados, que vivam um junto ao outro em paz e prosperidade", disse.

Mitchell disse que, em sua viagem pela região, que começou em Rabat e prosseguirá em Israel e em outros países da região, terá encontros com vários dirigentes, com a intenção de conseguir apoio para "tentar fazer avançar as soluções propostas" por seu Governo e expressou, neste contexto, a gratidão ao Governo argelino e a Bouteflika.

"Levando em conta a grande experiência e conhecimento da Argélia na questão do Oriente Médio e seu papel amplamente reconhecido, espero impaciente os conselhos do presidente Bouteflika e de seu ministro de Exteriores a fim de poder encontrar as vias para avançar nas soluções propostas", disse.

A chegada de Mitchell ocorre poucos dias depois da reeleição de Bouteflika, com 90,24% dos votos, nas eleições presidenciais argelinas da quinta-feira passada, segundo os dados oficiais. EFE jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG