Presidente afegão elogia nova estratégia dos EUA ao Afeganistão

Cabul, 28 mar (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, aprovou hoje a nova estratégia dos Estados Unidos para o Afeganistão, pois, para ele, reflete as reivindicações do povo afegão, e reconheceu que a luta contra o terrorismo é um problema que afeta toda a região.

EFE |

"O Afeganistão dá as boas-vindas à nova estratégia dos EUA porque reflete as reivindicações do povo afegão", disse Karzai em entrevista coletiva concedida em Cabul.

Ele destacou que o plano anunciado na sexta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, com o envio de quatro mil soldados ao país, enfatiza o fortalecimento da segurança e das infraestruturas para os civis.

Karzai disse ainda que a nova estratégia reconhece que a "guerra contra o terrorismo é um problema regional" e que estimula as conversas com os talibãs, algo que o Governo afegão buscava há tempos.

O presidente afegão acrescentou que, para que o plano tenha sucesso, alguns dos líderes da insurgência talibã que não têm vínculos com a rede terrorista internacional Al Qaeda deveriam ser retirados da lista de terroristas da ONU, mas não deu nomes.

O dirigente se limitou a explicar que esses talibãs, por medo da repressão das autoridades afegãs e das tropas internacionais, continuam nas fileiras da insurgência mesmo com vontade de cooperar com o Governo do país. EFE lo/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG