Beirute, 11 set (EFE).- A Presidência do Líbano anunciou hoje que nas próximas terça e quarta-feira acontecerão novas consultas parlamentares para designar a pessoa que será encarregada de formar Governo.

As consultas que serão realizadas pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman, com os diferentes grupos parlamentares acontecerão no palácio presidencial de Baabda, acrescenta o breve comunicado oficial.

A decisão ocorre um dia depois de Saad Hariri, que foi designado por Suleiman para essa missão em 27 de junho passado, fracassar em sua tentativa de criar um Governo de unidade com representantes da coalizão majoritária e da oposição.

A coalizão política liderada por Hariri saiu vencedora nas eleições legislativas de 7 de junho e sua intenção era somar a seu Governo representantes da oposição, dominada pelo grupo xiita Hisbolá.

Mas, ontem, Hariri anunciou que renunciava à missão encomendada pelo presidente do Líbano e acusou a oposição de prejudicar suas gestões para formar um Governo de unidade.

Não se descarta que, após as novas consultas, a pessoa designada para formar Governo volte a ser Hariri, que tem o apoio de sua coalizão política e de figuras da oposição, como o xiita Nabih Berri, presidente do Parlamento. EFE ks-ag/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.