Presépio no Vaticano é exposto pouco antes da missa do Galo

O presépio instalado a cada ano na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi exposto às 17H30 local (14H30 Brasília), poucas horas antes da missa do Galo, que será celebrada pelo Papa Bento XVI na basílica de São Pedro, na noite de hoje.

AFP |

O Papa apareceu por alguns instantes na janela de um dos apartamentos do Vaticano que dominam a Praça de São Pedro, para acender uma vela e saudar a multidão.

O presépio gigante representa o nascimento de Jesus celebrado pelos cristãos no Natal, com figuras que datam de 1842.

A arte dos presépios é muito popular na Itália e para homenagear esta tradição, o Papa João Paulo II adotou, em 1982, a iniciativa de instalar um na Praça de São Pedro.

Após a exposição do presépio, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, dirigiu uma série de orações pela paz.

A missa do Galo, celebrada por 32 cardeais, começará à meia-noite (21H00 Brasília), na basílica de São Pedro, o maior templo da cristandade, com transmissão direta pelos canais de TV de todo o mundo, que, pela primeira vez, não terão que pagar pelos direitos de imagem.

A celebração será feira em latim, italiano, língua com a qual o Papa fará a homilia, espanhol e inglês, durante as leituras da Bíblia, e francês, hindi, ewondo (língua camaronesa), alemão e português, nas orações.

Casais de Peru, Filipinas e Índia foram escolhidos para apresentar as tradicionais oferendas ao Papa.

Após a missa do Galo, o Papa irá rezar diante de um presépio instalado em uma capela lateral da basílica de São Pedro.

nou/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG