Prêmio em Berlim honra filme e carreira de Polanski, diz produtor

Berlim, 20 Fev (EFE).- Alain Sarde, um dos produtores de O Escritor Fantasma, de Roman Polanski, disse hoje que o Urso de Prata concedido ao diretor pelo filme é um prêmio que honra sua figura, seu filme e sua carreira.

EFE |

Nem Sarde, nem Robert Benmussa, também produtor da fita, quiseram comentar a situação do cineasta, em prisão domiciliar na Suíça por pendências com a Justiça dos Estados Unidos relativas ao suposto abuso sexual de uma menor nos anos 70.

Sarde, que conversou com Polanski por telefone antes de falar com a imprensa, afirmou que o diretor está "satisfeito e honrado" com o Urso de Prata vencido hoje.

"Somos amigos e trabalho com ele há mais de 20 anos. Nunca discutimos esses assuntos. E não vamos começar a nos intrometer em sua vida particular justamente nesta noite", afirmou, para acrescentar que o cineasta atravessa "momentos difíceis" e, no entanto, "continua trabalhando".

Benmussa acrescentou que Polanski, que venceu o Urso de Ouro em 1966 com "Cul de Sac", é "um grande artista e um dos grandes diretores de nosso tempo".

"O Escritor Fantasma" é um thriller que narra a encomenda que um jovem escritor, interpretado por Ewan McGregor, recebe para redigir as memórias de um ex-primeiro-ministro do Reino Unido, interpretado por Pierce Brosnan.

Sarde explicou que ainda não avisaram ao resto da equipe sobre o prêmio, mas destacou que o filme estreou hoje em Nova York e Los Angeles com números "animadores" e "bons resultados".

"Isso demonstra que o público gosta de bons filmes e não se importa apenas com outro tipo de informação", acrescentou.

Ao receberem o prêmio em nome de Polanski, os produtores leram uma mensagem do diretor que dizia: "Se pudesse, também não teria vindo a Berlim para receber o prêmio. Da última vez que fui a um festival buscar um prêmio, acabei na prisão", em alusão a sua detenção em setembro quando estava no festival de cinema de Zurique.

EFE nvm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG