Premiês albanês e kosovar definem cooperação para entrar na Otan e na UE

Tirana, 19 jun (EFE).- O primeiro-ministro da Albânia, Sali Berisha, e o primeiro-ministro do Kosovo, Hashem Thaçi, decidiram hoje em Tirana fortalecer sua cooperação bilateral para se integrar como dois Estados independentes na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Européia (UE).

EFE |

Os dois chefes de Governo assinaram um memorando de cooperação nos campos político, econômico, de segurança, turismo, ciência e educação.

"Hoje é um dia histórico, que os albaneses esperaram há séculos.

Hoje, pela primeira vez, vem o primeiro-ministro do Kosovo livre e independente", disse Berisha, em alusão à recente proclamação da independência unilateral do Kosovo em 17 de fevereiro.

Em entrevista coletiva conjunta, Berisha e Thaçi rejeitaram a idéia de criar uma Grande Albânia, ou seja, um território povoado pela etnia albanesa nos Bálcãs, mas destacaram sua intenção de cooperar estreitamente para impulsionar o desenvolvimento de seus países.

"Nossos dois países não trabalharão para mudar fronteiras, mas para fortalecer a colaboração e a integração regional", disse Thaçi.

Berisha destacou o propósito de desenvolver projetos comuns no setor energético, para resolver as dificuldades do fornecimento de energia elétrica, assim como no das infra-estruturas de estradas entre os dois países.

Também se propuseram lutar juntos contra o crime organizado e a corrupção, e cooperar para conseguir sua integração na Otan e na UE.

EFE md/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG