Premier promete que Japão será 1º a superar recessão

Tóquio, 1 jan (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, prometeu hoje, em sua mensagem de ano novo, que o Japão será o primeiro país a superar a recessão, criada pela avalanche financeira originada nos Estados Unidos.

EFE |

Segundo informou a agência de notícias "Kyodo", o premier afirmou que fará todo o possível para conseguir esse objetivo.

"O Japão será o primeiro país do mundo a superar essa recessão", apontou o primeiro-ministro, cujo Governo tomou posse no final de setembro e que enfrenta baixo nível de popularidade, pouco mais de 20%.

"Foi gerada uma crise financeira e econômica global surgida nos EUA, daquelas que ocorrem a cada 100 anos. O Japão, por si só, não pode escapar desse tsunami, mas, com as medidas adequadas, poderemos minimizar os danos", frisou Aso.

Em sua mensagem, o líder japonês lembra que o país foi capaz de superar a derrota na Segunda Guerra Mundial e se transformar na segunda economia do mundo graças a "esforços inovadores".

Por isso, afirmou que o Japão pode transformar a adversidade em uma oportunidade e, "sem dúvida, superar as dificuldades".

O imperador Akihito, de 75 anos, também dedicou à difícil situação econômica sua mensagem de fim de ano.

"Desde o outono (hemisfério norte) de 2008 se sentiu no Japão o impacto da crise financeira global e me preocupa que muita gente esteja fazendo frente a condições econômicas que pioraram", assinalou.

O imperador desejou que, através da colaboração de todos, se possa enfrentar as atuais dificuldades econômicas. EFE psh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG